[caiu] SPAMHAUS

Rafael Cresci rafael em cresci.com.br
Quinta Agosto 1 17:48:56 BRT 2013

1. A Spamhaus é uma lista negra privada que provê acesso público. Eles
listam quem eles querem, da maneira que querem, afinal, eles que não
querem receber spam vindo da sua rede (ou de outrem) e quem manda na rede
deles são eles. Se outros sistemas usam e consultam a lista deles, é por
conta e risco destes sistemas que os consultam, e não da Spamhaus. Isso
funciona para qualquer lista negra.

2. Eles bloqueiam com base em provas, não o fazem com coelho na cartola
como a tal UCEProtect. Tanto um spamtrap deles recebeu email vindo da sua
rede, ou uma sequência de DNS reverso suspeita de snowshoe spam, como você
provavelmente não fez o SWIP ou rWhois corretamente do seu bloco grande
inteiro, indicando qual cliente está usando qual subnet. Se tivesse feito,
eles bloqueariam somente a subnet do ofensor, ao invés do bloco inteiro.

3. Eles não bloqueiam nada, nem tráfego. Quem decide bloquear ou não é
quem consulta a lista deles.

4. Vocês estão mais sujos que pau de galinheiro, segundo os registros
deles:
http://www.spamhaus.org/sbl/query/SBL192700

(confirmando o snowshoe spam, o spamtrap, e a oferta de email marketing, e
eles bloquearam apenas um /25 e não um /22)

5. Se tentar processar eles no Reino Unido (onde estão baseados, em um
barco), boa sorte: será o milionésimo que tentará e não irá conseguir nada.

6. Creio que esta é uma discussão mais apropriada para a MASOCH do que
para a caiuŠ

7. O NIC.BR não tem qualquer responsabilidade sobre a má utilização dos
recursos alocados pra vocês (a responsabilidade é total sua), e nem irá
"trocar" blocos por razão de estarem sujos por spam. E porque raios eles
teriam de se meter e defender justamente a parte que está errada?

8. Spam é crime tipificado nos EUA e em boa parte da Europa.

9. A Spamhaus costuma colaborar (apesar de ser grosseira e sempre direta
ao ponto) com quem com eles também colabora ao invés de ficar ameaçando ou
discutindo. Basta dar todos os dados que eles pedem, fazer tudo o que eles
pedem (remover e chutar os clientes e o DNS reverso e desligar as máquinas
ofensoras) item por item e sem chiar.

[]s
Rafael Cresci