[caiu] RES: RES: Trafego GVT PTT

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Segunda Maio 28 22:29:37 BRT 2012

2012/5/28 Danilo S. Salvanhini - Imperio do Computador
<danilo at imperiodocomputador.com.br>:
> Rubens , mas muito estranho toda vez que entra em laranja começo a ter
> problemas

Algumas questões para considerar:
- A ligação do PIX GVT com o PIX Central é de 20 Gbps, mas esse
tráfego de 14 Gbps é de todos os AS conectados ao PIX da GVT, não só
do AS da GVT. Assim, se a conexão do roteador do AS da GVT ligada ao
PIX da GVT for apenas uma porta 10 Gbps, e o tráfego dos outros AS
ligados ao PIX GVT não for responsável por mais do que 4 Gbps, pode
haver saturação dessa ligação da GVT com o PTT sem que sature a
ligação do PIX GVT.
(em tempo: eu não sei de quanto a conexão do AS da GVT com o PIX da GVT)
- A ligação da GVT São Paulo com o Sul é algo interno ao AS deles
sobre o qual não temos visibilidade, mas apesar dela agora ter serviço
também no Sudeste e no Nordeste eu imagino que a maior parte do
tráfego deles vá para o Sul. sne.gvt.net.br é onde, alguém sabe ? Já
tentou trace para algum lugar que tenha GVT e não seja no Sul do país
?
- A latência em redes com MPLS habilitado pode enganar traceroutes
aparecendo num hop antes ou depois do que realmente está. Difícil
achar rede de operadora sem MPLS habilitado, então mesmo nem todas
fazendo mascaramento de TTL no MPLS, deixe uma dúvida sobre a posição
do aumento de latência na topologia.

Rubens