[caiu] RES: Level3 + Rotas Internacionais

Rafael Cresci rcresci em heavyswitch.com
Quinta Julho 19 08:36:53 BRT 2012


É perfeitamente comum na região da ARIN, só aqui no Brasil é que tem essa percepção de ser "errado".

E os caras têm dois /8, não há razão técnica que justifique pedirem mais IPs à LACNIC. Isso sim é desperdício de IPs.

Non-portable é o que na Europa a RIPE chama de PA (Portable é o PI). Significa que a designação é do carrier e continua sendo dele, e o cliente não pode arrastar com ele o bloco depois, se deixar de ser cliente, tendo que devolver. Não tem nada a ver com anunciar em outra região. 

Em todo lugar civilizado aliás vc pode anunciar bloco de uma operadora em uma outra, desde que tenha autorização desta (usualmente vc tem se é cliente), tendo a carta de agência (LOA) e registro num IRR. Menos no Brasil, porque as operadoras daqui não querem vender BGP e querem forçar você a ser escravo exclusivo delas e sofrer eternamente no purgatório (ou inferno, dependendo da operadora). Fora do Brasil esse monopólio é impensável.


On Jul 18, 2012, at 1:11 PM, Carlos André wrote:

> 
> Falando em LVL3 e GlobalCrossing, detectei uma "anomalia" que não acho ser comum, mas alguém aqui possa me confirmar se é "normal".
> Tenho um cliente da minha cidade (no BR), que contratou um link da Global Crossing, e recebeu uma rede IPv4 /24 que faz parte de uma rede maior que está registrada na ARIN para a sede da LVL3 nos EUA.
> E pensei WTF? Isso pode? >:P
> 
> Para completar, a supernet em questão ainda tem o comment na ARIN: "ADDRESSES WITHIN THIS BLOCK ARE NON-PORTABLE"
> 
> Atenciosamente,
> 
> Carlos André
> 



Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu