[caiu] Problemas Simet

Fabricio Tamusiunas fabricio em nic.br
Quarta Janeiro 4 17:51:37 BRST 2012

Conforme http://simet.nic.br/faq.html o SIMET está presente, através do ASN 14026, em:

Americana (SIMET entra em operação em jan/2012)
Belém (SIMET operacional)
Belo Horizonte (SIMET operacional)
Brasília (SIMET operacional)
Caxias do Sul (SIMET operacional)
Campina Grande (SIMET operacional)
Campinas (SIMET entra em operação em jan/2012)
Curitiba (SIMET operacional)
Florianópolis (SIMET operacional)
Fortaleza (SIMET operacional)
Goiânia (SIMET entra em operação em jan/2012)
Londrina (SIMET operacional)
Natal(SIMET operacional)
Porto Alegre (SIMET operacional)
Recife (SIMET operacional)
Rio de Janeiro (SIMET operacional)
Salvador (SIMET operacional)
São José dos Campos (SIMET operacional)
São Paulo (SIMET operacional)
Vitória (SIMET operacional)

	Quanto ao mecanismo de localização do servidor mais próximo vale um detalhe importante: o SIMET utiliza NTP (porta UDP 123) como um dos mecanismos para a localização do servidor mais próximo. O que tiver a menor latência é considerado o melhor candidato aos testes. Por isso é bom manter um certo cuidado com filtros referentes a porta 123. A listagem de todas as portas utilizadas para os testes pode ser vista em http://simet.nic.br/faq.html

	Fabrício.