[caiu] RES: RES: Ataque em andamento do BB

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Quarta Fevereiro 1 18:52:00 BRST 2012

De quem de fato é a culpa ?

A questão é que no final a culpa é de todo administrador que sobre ordem
da instituição simplesmente deixa de implementar o que ao meu
conhecimento é o único recurso no qual trata excelentemente o problema
proposto, DDOS/DOS, ressalto, não resolve de forma eficiente nem eficaz
é simplesmente excelente.

A culpa é do mercado ( cliente ), não exigir isso por parte da operadora
e em contrato, e não é somente um cliente mais todos nós clientes exigir
que a operadora/instituição disponibilize a comunity para que o próprio
cliente através do seu roteador controlar tais ataques.

A culpa é do modelo capitalista em que resolver problema é a ultima
coisa que um negócio poderá propor pois acaba-se o mercado.

E puxando um pouco a sardinha para a IETF ( desenvolvedora do BGP ),
eles pensaram cuidadosamente sobre tais circunstâncias, porem as
instituições/operadoras simplesmente prefere que o link do cliente seja
exaurido para cobrar upgrade, ou o cliente adquirir um serviço de
firewall , ou invés de resolver o problema que não é difícil
definitivamente, que o próprio protocolo já disponibiliza e está ali
agregado ao custo de implementação.
Seria interessante se nos próximos GTER uma abordagem quanto a
utilização de tratamento de regras de blackrole sobre community globais
seja implementado como requerimento no roteamento IPv4/IPv6 sobre BGP,
deixar esse recursos como está atualmente, opcional, para efetivamente
obrigatório, fará punhe****** se dedicar a coisas mais interessantes do
que indisponibilizar redes alheias por saturação ao sua bela ideologia.

Mais vamos continuar achando de quem é a culpa para que enquanto isso,
para se resolver o problema é necessário pagar, por algo que não há custo.

Bom creio que tal assunto se fosse para ser tratado o mais indicado
seria a propria GTER, porem é pertinente a thread em especifico.

--
"Quando a Morte decide contar uma historia,
A melhor ação que possa fazer é ouvi-la,

Flames > /dev/null ( by Irado !! ).
RIP Irado!

Paulo Henrique.
Analista de Sistemas / Programador