[caiu] RES: RES: RES: Lentidão FACEBOOK via GVT / Campinas

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh em ima.sp.gov.br
Terça Agosto 28 16:01:54 BRT 2012

On 28-08-2012 15:02, Klemenson Leal Anacleto wrote:

> Henrique, o AS28135 não devria anunciar meus prefixos, com a ANID
> tenho somente um transporte totalmente transparente ate o PTT-SPO,
> pode ser isso?

Como já dizia o sábio depois de uma boa sopa de cogumelos, uma coisa é
uma coisa, outra coisa é outra coisa ;^)

Se o AS28135 participa do ATM do PTT de Campina Grande (e participa),
ele aprende seus prefixos pelo ATM.  Não tem relação com o transporte
transparente até o PTT-SP.

Se você não marcou esses prefixos anunciados para o ATM no PTT-CPV com
NO-EXPORT ou alguma outra community que o AS28135 entende como "não
redistribua para seus clientes", ele pode (e vai) distribuir os prefixos
para os clientes de trânsito dele.

Aliás, se for anunciar como NO-EXPORT no PTT, siga a seguinte regra de
paranoia absoluta (que aliás acabei de "inventar" -- o que significa que
deve ser algo que todo mundo sabe, só eu que não havia me tocado disso
antes): tenha certeza de ter um conjunto de prefixos que serão sempre
visíveis sem o NO-EXPORT (por exemplo, não anuncie nos PTTs os prefixos
menos específicos, se necessário quebre em dois mais específicos que
possam ser anunciados NO-EXPORT).

Existe pelo menos uma condição (cliente de trânsito full-route sem rota
default, que não tem nenhum peering direto ou via ATM com você, e cuja a
totalidade dos trânsitos e peers participam do PTT e portanto recebem as
rotas NO-EXPORT com local preference mais alto que as rotas sem
NO-EXPORT recebidas via trânsito) em que pode haver perda de
conectividade.

Se ficou difícil de entender, basta desenhar o fluxo das rotas, e notar
que o tal cliente de trânsito não vai ter nenhuma rota para seus
prefixos, porque todo mundo que poderia passar essa rota para ele
preferiu rotas aprendidas do PTT com NO-EXPORT, e por isso não a repassou.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.