[caiu] Perda de pacotes passando pelo PTT-SP

Fábio - RJ Network fabio em rjnetwork.com.br
Sexta Agosto 24 08:34:17 BRT 2012

Desculpem a demora.

Como você está medindo essa perda?  traceroute de ICMP echo request?
> traceroute TCP? traceroute UDP?  ICMP echo request/reply fim-a-fim?
> iperf?  smokeping?

Estou medindo com traceroute TCP via linux e também estou usando o mtr. Não
acredito que seja descarte de ICMP pois a perda no destino final varia
conforme a perda no PTT.

Fui prontamente atendido pelo Bruno da Central Server mesmo antes de abrir
essa thread, e o problema foi resolvido, mas eu abri essa discussão
justamente porque fiquei na dúvida de como diagnosticar isso precisamente.
No traceroute de ida ocorria a perda no  as262790.sp.ptt.br (187.16.217.85)
e no traceroute sentido contrário ocorria a perda no
as16735.sp.ptt.br(187.16.216.241).

Se ocorrer esse problema com algum outro cliente, vou cair no mesmo ponto.

Como posso identificar o que realmente está ocorrendo dentro do PTT? Aliás,
é possível identificar isso precisamente? Pode ser gargalo? Pode ser
problema físico? Em qual das conexões? Como consigo uma evidência?

--
Fábio R. Hernandes
RJ Network - Tecnologia Integrada