[caiu] GBLX Down (18 horas) - Terremark

Alexandre J. Correa - Onda Internet alexandre em onda.net.br
Sexta Novembro 4 17:11:15 BRST 2011


Sei tambem de uma empresa que tem escavado muita fibra ... 3 amigos 
estão trabalhando para esta empresa e dizem que direto acontece da 
escavadeira levantar "tufo" de fibra... perguntei o que seria "direto" 
ele disse.. "quase toda semana, tem semana que acontece mais vezes...

a maioria não é por falta de cuidado, mas por falta de gente que conhece 
a rota e ou falta a documentação da rota (existem rotas que estão sem 
documentação, coisa que foram feitas 10 anos.. 15 anos..) !!


Em 04/11/2011 12:39, Marcos Paulo Milani escreveu:
> O que tem ficado nítido (ao menos no nosso caso) é que a equipe do Brasil
> (grande parte ex-Impsat) não tem domínio da rede da GBLX pré-existente.
>
> Nosso circuíto foi contratado há 7 anos e percebemos que no decorrer das
> fusões entre as empresas "esqueceram" de documentar parte do backbone.
> Cheguei ao ponto de ir até a Terremark (com autorização expressa da GBLX)
> para passar à um dos analistas da GBLX a designação de alguns 
> circuítos e os
> alarmes que estavam ativos nos transponders do rack deles, para que eles
> tentassem entender o que ocorria.
>
> Sem comentários.. Depois de todos estes transtornos sugerimos entregar 
> outra
> última milha nossa em algum dos POP´s deles para a redundância deste
> circuíto (independente do ?anel? deles), mas até agora as tentativas 
> foram
> em vão.
>
> Marcos Paulo Milani
>
> ----- Original Message ----- From: "Renato Frederick" 
> <renato at frederick.eti.br>
> To: <caiu at eng.registro.br>
> Sent: Friday, November 04, 2011 12:33 PM
> Subject: Re: [caiu] GBLX Down (18 horas) - Terremark
>
>
> Partindo da premissa que realmente o que foi falado é a verdade, 
> concorda?
> Por ex, pode ter havido UM rompimento somente, existir a redundância e
> ela estar configurada 100% de acordo com o que manda o manual do
> fabricante, porém a redundância ter menos capacidade "porque fica caro"
> e toda a equipe de Negócios saber disto e deixar acontecer e por aí
> vai.  E a ordem é falar que rompeu 2 vezes, que um meteoro atingiu a
> redundância...
>
> Acredito mais em falta de transparência e interesse em lucrar mais  e
> sempre, do que falta de capacidade técnica.
>
> E nem adianta apelar pro jurídico, vai ganhar um descontinho na fatura
> que não paga nem os remédios prá gastrite, o máximo que vai conseguir é
> romper contrato sem multa, para passar raiva com outra operadora. :-)
>
> Em 04/11/2011 12:01, Israel Neto Arruda escreveu:
>> Acredita em Papai Noel tb ? :-)
>>
>> Nas últimas semanas tenho visto muitos eventos de rompimento (toda 
>> semana!), mas neste ano vi apenas um duplo rompimento, que não 
>> ocorreu no mesmo horário (engraçado né)... ficando indisponível por 
>> um pequeno período pois estavam acertando já um dos lado. Pelo menos 
>> é o que eu consegui entender do evento.
>>
>> Grande problema **que eu vejo** é a falta de capacidade técnica e 
>> problemas de equipamentos (que eu vejo isso como um problema de 
>> configuração e ajustes) que está deixando a rede deles assim, muitas 
>> novas ativações. São eventos que você vê e fala que não é 
>> profissional a coisa. Looping L2, anel que não comuta, fusivel que 
>> queima e para o transponder (que deveriam estar fisicamente 
>> distantes) pois são redundantes, falta de transparência com o cliente 
>> (ou eles não sabem o que ocorre realmente).... etc...
>>
>> Abraços
>>
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Alexandre Jeronimo Correa
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