[caiu] RES: RES: Res: Re: Speedy

Ricardo Rodrigues rcr.listas em ig.com.br
Terça Junho 14 17:02:24 BRT 2011

Para refletir (um pouco off-topic para a caiu, é verdade):

1. Radius é muito menos susceptível a ataques. Eles não são públicos e (via
de regra) são protegidos por ACL para não receberem pacotes de hosts
desconhecidos.

2. Radius é colocado à prova somente no momento da autenticação do usuário.
Não afeta quem já está autenticado.

3. Mesmo em caso de problemas, existe solução de contorno: liberar o acesso

Por outro lado...

A) DNS recursivo é muito susceptível a ataques. Eles são públicos. Os que
estão configurados para fazer recursão apenas para seus clientes também
precisam "conversar" com qualquer autoritativo na Internet e receber seus
pacotes de volta.

B) DNS recursivo é colocado à prova a todo momento e afeta todos os usuários
que estão navegando.

C) De certa forma, não existe solução de contorno em caso de problemas
generalizados. Não dá pra colocar um /etc/hosts com os domínios mais
acessados. Ou corrige-se o problema rapidamente, ou aponta-se o usuário para
outra infra-estrutura de servidores DNS.

Abs,
Ricardo