[caiu] Um dia sem IPv4

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Quarta Junho 8 16:50:29 BRT 2011

Extraído de http://www.isoc.org.br/blogs/diadoipv6/

Um dia sem IPv4!
Posted on 8 de Junho de 2011 by Christian Lyra

No Dia Mundial do IPv6 resolvi fazer a experiência de tentar usar só
IPv6. Eu sei que a proposta do Dia é algo mais Dual-Stack, mas seria
um exercício interessante experimentar a Internet a partir do ponto de
vista de um usuário IPv6-Only. Comecei a experiência em casa, onde o
meu firewall tem um túnel com o sixxs. Removi o endereço IPv4 da
interface do meu desktop e alterei a configuração de DNS para usar os
resolvers IPv6 do OpenDNS.

Abri o navegador e a primeira boa noticia: google/gmail funciona!
Legal! Usei ele para responder/escrever os primeiros e-mails do dia.
Em seguida fui verificar as notícias do dia: www.uol.com.br opss! Não
abriu. Mais tarde eu descubro que eles tem um site IPv6 com domínio
diferente do site IPv4. Mas tento acessar o www.uolv6.com.br e nada.

Tentei então o www.terra.com.br: oba! Página inicial foi. Cliquei na
manchete sobre a restituição do imposto de renda, que redireciona
paraum subdomínio do terra, e… não foi. Tentei ver outra coisa então:
vídeo sobre ladrão que roubou um jetski (no terratv), e… não foi.
Esportes então. Cliquei na notícia sobre a seleção brasileira, e agora
sim!De volta a página inicial: notícia sobre São Paulo debaixo de
temporal, ok (pro navegador, não pros paulistas  ). Chega de Terra,
vamos pro IG. Ok, abre a página inicial, mas sem uma imagem. Clico na
manchete sobre o imposto de renda, e “economia.ig.com.br“ tá
economizando ipv6, não abre. Vamos ver a noticia da Mega Sena, e
também não abre.

Resolvo então ver as notícias do mundo: cnn.com. Abre… mas sem
imagens, e com um formato estranho. Clico no link “international”
e…não abre. De volta a página inicial, tento ver a notícia sobre o vôo
477, ok, abre, mas de novo sem imagens e com a formatação bagunçada… o
CSS deve estar disponível em IPv4 apenas. O mesmo acontece para o site
da BBC.

E se eu quisesse pagar uma conta? ficaria sem pagar! Nenhum dos 5
bancos que eu testei funcionaram.

Chega de coisas “sérias”, e resolvo dar uma olhada no facebook.
Abriu, mas sem imagens, sem fomatação. Interessante essa opção do
facebook “text-only”, mas não é usavel! Uma olhadinha no meu blog: ok
para o blogspot (já era de se esperar). Chegou a vez do Slashdot… pelo
tipo de site “tem” que abrir direito. xí.. não abre.

Resolvo dar uma olhada nas novidades da Apple. Não… Não vou ver, não
abre. Deixa eu ver então  a concorrência: www.microsoft.com. Legal!
Abre. Fui ver as novidades do xbox,e beleza! Abriu. Voltei pra página
inicial, e passeio pelo “Popular Downloads”: IE9. não… Windows Media
player, também não! Quem sabe então o mundo Software Livre?
www.debian.org – claro que abre  . Procuro um ISO para baixar e ok!
Funciona. Mas eu já estou num Debian, então vamos ao teste que
interessa: apt-get update. Wow, funciona, e com o mirror do lado de
casa (ftp.br.debian.org)  .

Já meio sem idéias… Resolvo ver o site do ISOC e ver quem está
participando: google (ok), facebook (meia boca), yahoo! Opa, esse eu
não tentei, tento acessar ele, e abre mas sem imagens e sem
formatação! Que tal então o youtube? Ok, abre. Legal e sem os
anúncios: “iceweasel can’t establish a connection to the server at
ad-g.doubleclick.net.”. Procuro por um vídeo sobre IPv6 e acho o
”what is ipv6″, ok, funciona.

Hora de sair de casa e ir pro trabalho. Chegando no trabalho (onde
tenho conexão nativa IPv6), resolvo dar mais uma chance pro UOL:
Legal, funcionou mas os vídeos não  . Abro o “Kopete” (IM
multiprocolo), e nada de MSN, ICQ e AIM. O Gtalk funciona, mas pelo
gmail apenas. Skype não funciona. Fico apenas “meio comunicável”. Ah,
faltou o IRC, e ok! O freenode tem suporte a IPv6 faz um tempo já, e
uso ele para me conectar no canal #ipv6.br.

Precisei delegar um reverso no registro.br e consigo sem problema
algum. Perfeito. Como administrador de redes, preciso acessar também a
página de alguns fabricantes de equipamentos. Tento acessar a página
da CISCO, e ela abre, embora as imagens do banner principal não
apareçam. Dei uma navegada por alguns links e tento usar a busca para
encontrar um manual, e… surpresa! Não funciona, pois fica em um
subdomínio (tools.cisco.com) que não é acessível só por IPv6. Tento
então a página da Juniper, e ponto para eles: tudo funciona. Consigo
navegar, usar a busca e baixar um manual. Chega a vez da Extreme
Networks, e descubro que não funciona… nem mesmo a página inicial. Na
lista de emails um colega pergunta pela Huawei. Tento acessar e
aparentemente ok, mas na hora de tentar baixar um manual descubro que
support.huawei.com não funciona em IPv6 apenas. E que tal os
fabricantes de computadores? HP, não; DELL, não; IBM, também não.

Escrevo esse post na parte da tarde, e ainda falta um bocado para
terminar o dia, mas já deu para ter uma idéia do que é a Internet
IPv6-only hoje. Mas ainda estou otimista  . Foram dados passos
importantes esse ano, e o Dia Mundial do IPv6 é um deles! Vamos
esperar que o próximo seja muito melhor!