[caiu] perdas de pacote registro.br

Frederico A C Neves fneves em registro.br
Quinta Junho 2 14:47:10 BRT 2011

Guilherme,

On Thu, Jun 02, 2011 at 01:48:48PM -0300, Guilherme de Freitas Figueiredo wrote:
> [...]
> registro.br ?
>
>   Pergunto isso porque vários dos meus clientes monitoram a qualidade de
> seu link enviando pings para o registro.br, notei hoje que do meu
> roteador de borda para o registro.br em 1000 pacotes estamos com 2 a 3%
> de perda.
>
>   Com um amigo que também esta no PTT-SP aconteceu a mesma coisa , 2% de
> perda.
>
>   Faço alguns testes de ping para outros participantes e não apresenta
> perda de pacote, também não tenho perda de pacote para os Router Servers

Você poderia efetuar estes testes com outro protocolo que não ICMP ?
Por exemplo consultas UDP DNS para a.dns.br ?

 $ awk 'BEGIN {for(i=0;i<1000;i++){
	system("dig -4 @a.dns.br br soa +norec +short")}}' | wc
   1000    7000   65000

>   Gostaria de saber se o registro.br está com alguma politica de não
> priorizar pacotes icmp ou se existe mesmo esta perda de pacote.

Nós temos "rate-limit" de ICMP em toda borda do nosso ASN e este pode
ser o motivo de você estar observando perda de pacotes ICMP. O teste
acima pode diagnosticar se este é o caso.

> --
> Atenciosamente,
>
> Guilherme de Freitas Figueiredo - gff at wkve.com.br - 33.9140.3666

Atenciosamente,