[caiu] RES: Embratel: sites nacionais por link internacional

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh em ima.sp.gov.br
Sexta Janeiro 28 11:51:13 BRST 2011

On 27-01-2011 20:30, Juliano Primavesi | KingHost wrote:
> Seria... não fosse o fato de o UOL fazer peer com a Intelig, e a
> Embratel também, logo, o tráfego poderia fluir no mínimo, via Intelig.

O tráfego não vai fluir via duas relações de peering consecutivas.  Uma
das relações tem que ser de trânsito para isso acontecer.  Peering
abrange somente tráfego entre "minha rede e meus clientes de trânsito" e
"sua rede e seus clientes de trânsito".

Agora, se o UOL compra trânsito da Intelig, sim, o tráfego poderia fluir
da Embratel para o UOL via Intelig, se nenhuma das partes impedir isso
no BGP.

> Com isso, a Embratel só massacra o pouco que lhe resta de clientes que
> ainda não migraram para GBLX, Intelig, CTBC, GVT...

A Embratel tem conectividade internacional boa, até onde sei.  Mas
contratar eles quando você precisa mesmo é de trânsito nacional, só em
último caso.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.