[caiu] RES: RES: LOCAWEB

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh em ima.sp.gov.br
Quinta Fevereiro 17 14:58:14 BRST 2011

On 17-02-2011 08:41, Adenilson Mezini - TI wrote:
> Realmente Eduardo, locaweb tem rate-limit no firewall ou o proprio
> smtp deles deles, como mostra o log:

Eles fazem rate-limit de entrega de emails, não só de conexões.  O log
que você postou mostra o rate-limit de volume de entregas.  Acho que no
caso do Eduardo, ele estava num poço ainda mais fundo.

Eu só não sei se é um rate-limit por domínio de destino, ou se é um
rate-limit global pelo IP fonte da conexão, ou os dois.

O postfix vai se auto-ajustar sozinho quando tomar o erro 4xx, e vai
conseguir entregar tudo eventualmente.

> Como alguem pode colocar esta limitação, sendo que hospedam milhares
> de dominios.

Simples, é o serviço panelão (compartilhado).  Você sempre tem que dar
uma socializada no consumo de recursos em qualquer panelão[1].  E nos
dias de hoje, nos dedicados também (para mitigar ataque).

Aqui, toda vez que alguém gera uma tonelada de NFS-e para algum domínio
hospedado na locaweb, faz uma fila enorme porque excede os limites.  O
postfix faz o back-off, para de perturbar o servidor da locaweb por um
tempo, e após algumas horas está tudo entregue.  Normalmente a fila
esvazia em no máximo 2h.

Para domínios como o @yahoo, @terra e @uol, um pouco de experimentação
permitiu chegar a um patamar que em geral evita o rate-limit (evitando a
punição maior do rate-limit, que gera mais latência na entrega da
email).  No caso da locaweb, nem tentamos.  O volume não justifica.

[1] Evidentemente que se o rate-limit está ativando constantemente, ou
você é isca de spambot, ou tem algo de muito errado com a sua previsão
de demanda/configuração do rate-limit/nível de serviço prestado.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.