[caiu] Problemas de Vazao gvt p/ simet

casfre em gmail.com casfre em gmail.com
Terça Dezembro 6 22:03:23 BRST 2011

2011/12/6 Marcos Tadeu <marcos at telecom.uff.br>:

> Ou aliado a número máximo de conexões: até X conexões do mesmo IP: livre.
> Após X conexões, gargalo estreito nas conexões acima de X.

Bem, nas oportunidades que tive de perguntar, disseram que não há esse
tipo de limitação. A minha iniciativa é a de acreditar e continuar
procurando uma explicação técnica. Eu já vi alguns tipos dos citados
funcionando (em outras redes, não aqui), inclusive via Squid. Imagino
que com a "caixa" adequada não seja "bicho de 7 cabeças" fazer os
ajustes que listaram. Pergunta para quem tem mais experiência nesse
tipo de análise: há uma forma inequívoca de demonstrar o que realmente
está acontecendo?

Eu não preciso, necessariamente, do conteúdo que está no SIMET, no
entanto, por ser o teste sugerido na página da ANATEL, por ter o aval
do INMETRO (se bem lembro dos testes divulgados) e por estar aos
cuidados do NIC.BR (nenhum significado para a ordem que usei) é o
teste que eu tenho usado como base de comparação, além daquele
oferecido pela operadora. Como já foi dito na lista, e por lógica, não
creio que haja esse tipo de limitação do lado do SIMET, pois seria
"tiro no próprio pé". :-)

Sem saber o que causa a limitação, todos os testes que eu poderia
fazer, via SIMET, estão inviabilizados a priori, pois nenhum resultado
será confiável. Se não há limitação em nenhum dos lados, então, as
medidas obtidas via SIMET não servirão como base para análise.

Eu fiz o teste com ftp.registro.br, usando método PORT (verifiquei a
transferência via porta 20, como esperado) e o resultado foi similar
ao já encontrado antes, ou seja, vazão limitada.

Alguma outra sugestão?

Obrigado.

Cássio