[caiu] Virtua com filtros / instável ?

Fabio Bastiglia Oliva fboliva em safenetworks.com
Quarta Agosto 17 14:17:27 BRT 2011

Senhores,

Boa tarde.

Já  há  alguns  dias  que  eu vinha percebendo, em alguns clientes que
utilizam Virtua, que a saída para vários destinos internacionais tinha
se  tornado  demasiadamente  lenta  e  alguns  protocolos  não  vinham
funcionando corretamente, principalmente o ICMP.

Nos  últimos  três  dias, além da saída internacional, vários destinos
aqui  no  Brasil  também  ficaram  instáveis; a própria navegação pela
porta  80  oscilou bastante... Ao criar um serviço web, numa porta não
padrão para testes, nos mesmos hosts que o acesso é instável, o acesso
sempre  é  mais  rápido... o que leva-me a crer na existência de algum
tipo de proxy ou filtragem no meio do caminho.

De   ontem   para   hoje,   estou  com  clientes  que  reclamam  desde
indisponibilidades  e  instabilidade  quando  do acesso a determinados
destinos  e/ou  determinados  serviços  (SMTP, FTP, SSH, DNS, etc) até
extrema lentidão.

A  questão é... ao acessar exatamente as mesmas coisas acessadas pelos
acessos  Virtua  que estão instáveis, pela maioria das outras redes, o
acesso  é  estável  e  não  apresenta  os mesmos problemas. Alguém tem
conhecimento   de   filtros  na rede do Virtua e/ou mudanças ocorridas
nos últimos dias? Alguém mais tem percebido a mesma coisa?

Observação: Não estou me baseando em um ou dois casos... estou falando
de  dezenas  de casos, em regiões diferentes, velocidades diferentes e
planos  diferentes (Home e business)... todos com os mesmos problemas.

Abraços,
Fabio Bastiglia Oliva
fboliva at safenetworks.com