[caiu] Google

Antonio Carlos Pina antoniocarlospina at gmail.com
Sun Aug 1 08:36:43 BRT 2010

Caros,

Sugiro que a postagem do traceroute ou tracert seja "best practice" por todos. Da forma como as informações têm vindo, é impossível depreender algo válido. Sugiro:

- se o link físico efetivamente está fora, informar isso. "meu link com a operadora tal na cidade tal caiu" ou "meu enlace bgp com a operadora tal na cidade tal caiu". Nao adianta dizer "caiu a telefonica"...

- "alguns sites no Brasil estao lentos". Mas quais sites ? E como saber se o problema é no site ou, por exemplo, em uma interconexão ? Precisamos dos traces para tentar saber (mesmo o trace não é conclusivo em alguns casos).

- E ainda temos a questão da última milha de seu link. Pode ser que o parceiro de última milha da operadora tenha caído e não a operadora em si.

Por exemplo, no Rio de Janeiro um dos nossos links é um 1Gb/s com a Telefonica cuja última milha é fornecida pela Intelig. Se eu disser que a "Telefonica caiu", não estarei prestando um bom serviço à lista. Da mesma forma se eu disser que "a Telefônica está lenta".

Da forma como está, em breve, teremos vários relatórios de "quedas", com outras tantas msgs de "aqui no lugar tal tudo normal" e será impossível localizar informação válida.

Meus R$ 0.02

Abs