[MASOCH-L] faixas IPs brasileiras

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Feb 5 12:41:32 BRST 2008

Rubens Kuhl Jr. escreveu:

> ftp://ftp.lacnic.net/pub/stats/lacnic/delegated-lacnic-latest
>
> Esse arquivo é sempre a delegação mais recente, nessa pasta há também
> o histórico.
> Já há alguns scripts prontos para digerir esse arquivo, tais
> como:
>
> PHP:
> http://www.tellinya.com/read/2007/06/03/ip2country-translate-ip-address-to-country-code/

    Gol de letra Rubens !! Era exatamente isso que eu estava querendo.
Acabou que eu tive que fazer algumas modificações no script php ai em
cima pra ele rodar, mas foi até simples. Depois disso, fiz uma consulta
no banco por 'Country=BR' e converti para CIDR, pois preciso da
informação assim.

    Como imagino que essa informação deve ser de interesse de outras
pessoas, eis aqui a URL que processa a base de dados e mostra todas as
redes alocadas ao Brasil. Espero que seja útil pra alguém.

http://www.solutti.com.br/cidr-brasil/

    Só tenho que tomar o cuidado de atualizar a base de dados de vez em
quando. Acho que 1 vez por semana seria mais que suficiente. Vou botar
isso no cron ....

    E só de curiosidade, o Brasil tem pouquíssimas redes delegadas
quando compara a outros países. Vejam:

mysql> select Country,count(IpRangeFirst) as quantidade from ip2country
group by Country order by quantidade;
+---------+------------+
| Country | quantidade |
+---------+------------+