[MASOCH-L] Disponibilidade de link

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Sep 26 14:30:11 BRT 2007

De um dias para cá passei a compreender porque estão discutindo assuntos de
rede (bgp, capacidade de roteamento, last mile) aqui e não na outra lista.
Mas já que aqui se tornou refúgio da livre discussão...

Antes de tudo a política das listas costumam ser contrárias a propostas
comerciais (tanto de compra quanto de venda), é melhor apenas relatar o seu
problema, inevitavelmente algum vendedor desesperado tentará te vender algo
em private. Além disso tente evitar detalhes, a lista é pública e seu
concorrente deve estar no público desta lista.

A Embratel está te cobrando caro pela fibra pois deve ter poucos clientes na
cidade assim precisa repassar integralmente os custos que tem.

A companhia telefônica local por outro lado te fornecerá fibra com um
sorriso nos lábios pois você estará ajudando a pagar (parcial ou
integralmente) a expansão DSL deles.

A Embratel deve ter capacidade no POP da cidade o custo (agora) mais alto
deve ser entre sua sede e o POP local da Embratel, vulgo last mile.

Portanto para reduzir este custo você deve providenciar o próprio transporte
de last mile.

Seja alugando/comprando espaço próximo à Embratel (30 metros é melhor para
nem pagar poste/tubulação) de onde possa passar e dar manutenção na própria
fibra.
Em caso de rompimento, como a distância é curta você pode deixar fibra
sobrando (enrolada) em pontos estratégicos, se a fibra romper em algum ponto
você descarta a parte rompida e usa a fibra sobrando para completar o
caminho, sem preocupar com (qualidade das) emendas (só com os conectores
finais).

Ou alugando espaço na Embratel e contratando/pedindo acesso ao telhado para
transmitir diretamente de lá para suas torres, embora isso dificulte o
acesso para manutenção.

Mas você deve ter a consciência que agregar toda a banda em um único local
para só depois transmitir para as demais torres gera problemas como esse
onde você fica sempre limitado pela capacidade máxima individual do meio. Se
você tivesse dois (ou mais) locais trocando banda entre si a Embratel
poderia fornecer o dobro (ou mais) sem mudar o tipo de transmissão.