[MASOCH-L] Mailman e SPF

Jeronimo Zucco jczucco at ucs.br
Thu Jun 29 22:05:33 BRT 2006

     Possuo listas controladas pelo mailman, porém descobri o seguinte:
Se tenho usuários cadastrados nas listas cujo domínio possui a entrada
SPF com "-all", a mensagem não é entregue a nenhum membro da lista.

Confuso? Um exemplo prático:

Meu e-mail: usuario at ucs.br

Membros da lista lista1 at ucs.br: usuario at ucs.br e usuario2 at terra.com.br

Eu, como usuario at ucs.br, mando uma mensagem para lista1 at ucs.br

Como a entrada SPF do terra tem a flag "-all", a mensagem simplesmente
não é entregue aos membros da lista. E o pior é que no log do postfix
aparece como entregue ?!?!?!

Testei isso tanto com terra.com.br quanto uol.com.br.

Se eu cadastro um usuário do gmail.com, por exemplo, cuja entrada SPF é
"?all", a mensagem é entregue sem problemas.

Eu não sei se isso é resolvido com o SRS, alguém poderia me confirmar isso ?

Obrigado pela atenção.

--
Jeronimo Zucco
Núcleo de Processamento de Dados