[MASOCH-L] NFS

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Apr 27 16:47:02 BRT 2005

Anderson Nadal wrote:
> Ola pessoal.
>
> Estou tendo um problema meio bizarro com NFS.
> A situacão é a seguinte:
> Linux (Fedora Core2 - 2.6.10-1.771) servindo NFS para um Solaris 9.
>
> Tenho vários diretorios exportados pelo Linux, o Solaris tem um Apache
> com o NFS como DocumentRoot.
> Alguns arquivos simplesmente desaparecem do servidor,  vc da um ls ele
> diz que o arquivo não existe, mas logo em seguida ele aparece

Diz que o arquivo não existe, ou que o diretório não existe?  Há uma
grande diferença nisso....

> normalmente. Alguns diretorio apresentam o mesmo problema, não
> aparecem no ls , mas logo em seguida tornam a aparecer.
>
> Já testei várias opcões de mount, segue abaixo a ultima:
> rw,rsize=1024,wsize=1024,vers=3,proto=tcp,hard,intr,actimeo=0,noquota

Nao deve ser esse o seu problema, mas tente mudar de TCP para UDP.  Em
rede local UDP é melhor...

Mude também o tamanho do pacote de 1024 para algo melhor.  O default
original do NFS é 8K.  Se estiver rodando com suporte a pacotes
gigantes, melhor ainda.

Ainda, as vezes o vers=3 pode dar problemas, principalmente quando
mistura sistemas diferentes.  Tenta mudar para vers=2 e vê se resolve.
Se não mudar nada, volta para vers=3.