[GTER] Indisponibilidade periódica de Equinix RJ2 no IX.br-RJ dede SET/2023

Raphael Rodrigues raphaelrrl at gmail.com
Mon Jan 8 11:05:34 -03 2024


Suspeito que este seja o maior downtime ocorrido no RJ2.

Uma das soluções adotadas aqui na empresa foi a interconexão com outros
PIX's no Rio de Janeiro, mantendo redundancia e alta disponibilidade..

abraço.
-
Raphael Rodrigues
Eng de Redes/Sistemas
http://raphaelisp.com.br/
https://www.linkedin.com/in/raphaelisp


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Em seg., 8 de jan. de 2024 às 09:48, T. Ayub via gter <gter at eng.registro.br>
escreveu:

> Olá, IX.br e comunidade
>
> Acabamos de notar que o PIX da Equinix RJ2 retornou ao ar depois de ficar
> 72h offline. Longe de ser um caso isolado, indisponibilidades superiores a
> 24h tem acontecido quase que semanalmente nos últimos meses, como se pode
> constatar nos gráficos semanais semanais (weekly), mensais (monthly) e
> anuais yearly em https://ix.br/trafego/pix/rj/equinix-rj2/bps (e no
> screenshot em https://imgur.com/a/2DzYrkJ). O gráfico anual ao final da
> página demonstra que a onda de incidentes começou em setembro/2023 e o
> tempo médio entre cada incidente foi reduzindo progressivamente até se
> tornar semanal enquanto vos escrevo.
>
> Trata-se de um dos maiores (se não o maior) data center do estado. Este PIX
> individualmente agrega mais tráfego ao IX.br-RJ com o montante de 1,1 Tbps
> do que a maioria (23 deles) dos PIXes de São Paulo individualmente, a
> saber: SAM-CCR (300 Gbps), USP (3 Gbps), Claro (200 Gbps), ASAP (15 Gbps),
> Algar (300 Gbps), BR-Digital (600 Gbps), Americanet (15 Gbps), G8 (100
> Gbps), Matrix (400 Gbps), Algar-CENESP (200 Gbps), Odata (50 Gbps), Telium
> (600 Gbps), Elea (8 Gbps), Equinix SP1 (800 Gbps), GVT-JD (50 Gbps), TIVIT
> (300 Gbps), Scala (8 Gbps), Ascenty-VIN (100 Gbps), Vogel (80 Gbps),
> Equinix SP3 (400 Gbps), Locaweb 15 Gbps), Ufinet (400 Gbps) e TIM 60 Gbps.
>
> Quando um grande PIX como esse fica fora do ar, não só os participantes
> dele perdem a oportunidade de trocar tráfego no IX como os participantes
> dos demais PIXes ainda online perdem a alcançabilidade pelo internet
> exchange aos participantes desse grande PIX que ficou isolado. Ou seja,
> para a comunidade, a indisponibilidade afeta a todos em algum grau.
>
> Sei que o serviço é provido a um preço simbólico e sem SLA contratual para
> maioria dos participantes, mas numa indústria que persegue uptime superior
> a 99%, já acumulamos nessa primeira semana de janeiro o uptime mensal de
> 90% (vide https://uptime.is/reverse?down=259200&wk=yyyyyyy). Precisamos
> começar a nos perguntar o que precisa ser feito de diferente para que
> tenhamos resultados diferentes que temos obtido desde setembro passado e
> essa é a intenção desse e-mail.
>
> Diante desse impacto recorrente, pergunto ao IX.br e a essa comunidade:
>
> *1) *O que tem causado esses incidentes de indisponibilidade de longa
> duração quase que semanalmente?
>
> *2) *O que operadores de telecomunicações no Rio de Janeiro poderiam fazer
> para ajudar o IX.br-RJ a não sofrerem esse tipo de incidente com tanta
> frequência no PIX Equinix RJ2?
>
> *3)* Ainda é seguro ser um participante do IX.br-RJ através do PIX
> Equinix-RJ2?
>
>
> Agradeço antecipadamente pela resposta do time do IX.br e da comunidade,
>
> Ayub
> --
> Produzo conteúdo sobre a internet propriamente dita em texto e vídeo
> através das seguintes redes sociais:
>
> *Twitter*: https://twitter.com/Ayubio
> *LinkedIn*: https://www.linkedin.com/in/ayubio/
> *YouTube*: https://www.youtube.com/c/Ayubio
> *Instagram*: https://www.instagram.com/ayubionet/
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