[GTER] IPv6 fixo não disponibilizado como um serviço na banda larga diferente do IPv4 fixo

Vinicius Gruske Dorneles viniciusgruske at gmail.com
Tue Sep 12 13:32:35 -03 2023

Não há impeditivo técnico de fato para fazer isso. Mas a real é que os
programadores médio não se dão bem com IPv6, logo, isso se torna um
problema de sistema.

Dos poucos ERP para provedor que eu conheço, a parte de pool de
endereçamento, principalmente IPv6, é sempre muito mal feita.

No meu provedor, até hoje só foi feito um pedido de IPv6 fixo (talvez
porque aqui o PD seja persistente e justamente foi solicitado após um
failover), e como a parte de IPv6 gerenciado pelo nosso ERP é uma dor
de cabeça, eu decidi enviar via atributo 99 (Framed-IPv6-Route) o
"prefixo" IPv6. Não é um PD-fixo, mas o IPv6 do cliente sempre vai
estar lá, inclusive no BRAS de failover.

Não dá para isentar totalmente esses provedores de não ter IPv6 fixo,
mas o problema está encadeado.
90% dos clientes empresariais que tenho, não usam IPv6 (não há lease
de PD), mas possuem IPv4 fixo contratado. Semana passada tive que
ouvir de um "Supervisor de TI" que IPv6 não é uma realidade para
justificar a não implementação do IPv6 na rede da empresa dele.

Logo, se houvesse uma demanda de uso de IPv6 fixo das equipes de TI
das empresas em geral, haveria uma cobrança maior por parte do
provedor sobre a equipe de desenvolvimento do ERP dele para
implementar o "suporte a IPv6 fixo".
Um ou outro cliente pedindo isso não vai fazer o provedor médio se
mexer. No meu cenário, por exemplo, apenas um cliente solicitou isso.
Isso representa 0,25% dos clientes com IPv4 fixo contratados.

Até pouco tempo atrás, eu concordaria em pegar no pé desses
provedores, mas na minha visão hoje, o principal problema para adesão
do IPv6 é o programador médio e os responsáveis de TI das empresas.

Mas a forma mais fácil de convencer esses provedores que não tem IPv6
fixo, é dizer que tu pode colocar o IPv6 fixo configurado como SVA
para abater imposto. Amanhã metade deles estará vendendo ativamente
IPv6 fixo para os clientes.