[GTER] IPv6 fixo não disponibilizado como um serviço na banda larga diferente do IPv4 fixo

Vanderson vandersonrcbs at gmail.com
Mon Sep 11 12:48:25 -03 2023

Bom dia pessoal e NOC das operadoras citadas,

Neste e-mail encaminhado para a lista da engenharia e também para os
NOCs citados das respectivas operadoras, segue a minha "saga" para ter
uma internet banda larga com IPv6 fixo, sendo que nessas operadoras
citadas tem IP fixo, porém somente o IPv4 fixo. os relatos abaixo não é,
de maneira nenhuma, para atacar ou desmerecer qualquer prestadora de
serviços de internet citadas, mas, o meu objetivo com isso, é para que
vocês tenham uma noção de como está o processo de implantação do IPv6 no
Brasil, sendo que essas operadoras citadas já fornecem IPv6 dinâmico,
mesmo tendo IPv4 fixo.

Fiquem a vontade para responder a este e-mail ou até mesmo responder
diretamente a lista pública da engenharia de redes.

Abaixo seguem os relatos:

ASN: AS262481
Provedor: VERO S.A (Vero, antiga NeoRede)
Descrição: O provedor possui IPv6 fixo com um bloco de IPs para fornecer
aos assinantes, porém tem um custo de mesmo valor do IPv4 fixo que é de
50 reais por mês a mais na fatura de internet, o que é positivo pois
pelo menos tem IPv6 fixo pra fornecer, o ponto negativo é que eleva o
custo da banda larga com IP fixo empresa PME.

ASN: AS61900
Provedor: Mais Internet LTDA EPP (Mais Internet, antiga NX Connect, do
grupo Mais Fibra)
Descrição: Depois que a operadora NX Connect foi vendida pra Mais
Internet, o atendimento tem deixado a desejar. Mas voltando a questão do
IPv6, primeiro tentei por uma semana fazer upgrade de plano, depois que
fiz o upgrade, o consultor disse que o NOC deles iria entrar em contato
comigo pra fazer a configuração do IPv6 fixo, porém no dia 14 que fiquei
no aguardo pra alguém do NOC entrar em contato, só no dia 24 alguém do
NOC finalmente entra em contato por WhatsApp, a resposta do NOC sobre o
IPv6 foi: "Na nossa rede ele ja roda nativamente" expliquei que, o que
eu queria era o IPv6 fixo, pois já tinha o IPv4 fixo, pediu um momento e
só me retornou dia 28, quando eu chamei ele e perguntei: "Boa tarde,
conseguiu ver pra gente o IPv6 fixo?" e a resposta foi: "Boa tarde,
amigo seguinte nao é possível fixar exclusivamente o IPV6 no nosso
autenticador pppoe" (literalmente escrito assim) depois disso agradeci,
pois o NOC deixou claro que não teria IPv6 fixo de qualquer forma, o que
me deu a entender que os técnicos do NOC da operadora Mais Internet não
sabem configurar IPv6 fixo pra assinante final no PPPoE. OBS: ativei o
IPv6 mesmo que dinâmico no autenticador deles e o que parece lá é que
foi mal configurado, não tem RA, foi alocado /56 sem rota pra subfaixa
posterior, o link de conectividade entra por dentro da conectividade
IPv4 no túnel PPPoE, se algum dia se desfizerem do IPv4, a rede cai.

ASN: AS28573
Provedor: Claro NXT Telecomunicacoes Ltda (Claro Fixo, antiga NET)
Descrição: Em contato com a central de atendimento, o atendente falou
que se eu quisesse IPv6 fixo eu teria que desligar o IPv4 fixo pra
colocar o IPv6, como eu falei que isso não fazia sentido, a atendente
encaminhou uma solicitação de visita técnica pro meu endereço. chegou
dois técnicos, os dois ligaram pro datacenter da NET/Claro e a resposta
do datacenter é que eles ainda não fornecem o serviço de IPv6 fixo e sem
previsão pra fornecimento, sendo que o técnico falou que, se tiver mais
pessoas ligando pra central de atendimento solicitando, talvez eles
disponibilizem o IPv6 fixo (mas se houver a insistência das pessoas)
OBS: vontade de promover um mutirão de ligações pra central da Claro
pedindo IPv6 fixo hahahaha

ASN: AS18881
Provedor: TELEFÔNICA BRASIL S.A (Vivo, antiga GVT)
Descrição: Em contato com a central de atendimento, o atendente fez uma
abertura de visita técnica pro meu endereço. chegou um técnico que ligou
pra supervisão, ao entrar em contato com a supervisão, ele foi informado
que a operadora ainda não está distribuindo IPv6 fixo por que é, de
acordo com as palavras deles "algo novo" que ainda não tem uma
implantação pelas redes e que não vão disponibilizar o serviço de IPv6
fixo por que muita gente ainda não tem IPv6 e que isso vai ficar mais
pro futuro. OBS: o assistente do técnico comentou que já tiveram pessoas
solicitando o serviço de IP fixo com IPv6 fixo, mas que mesmo assim
essas pessoas ficaram sem o serviço.

A Oi e a TIM fibra (Rede V.TAL - ASN: 8167) não fornecem o serviço de IP
fixo na banda larga, mas de qualquer forma, essas operadoras poderiam
fornecer IPv6 fixo, visto que estão escassos os IPv4, já seria um
diferencial.

Do mais, é uma pena que os provedores (grandes e pequenos) deem tão
pouca importância para o IPv6 fixo, até cogito dizer que, se você é
provedor, vai ser um diferencial de VENDAS se colocar como propaganda
que o seu provedor tem o "NOVO" protocolo de internet e vender serviços
de IPv6 fixo.

Outro detalhe a ser observado, de cada 6 provedores de internet, UM
fornece IPv6 fixo (por um preço maior, infelizmente) mas mesmo assim de
qualquer forma, fornece IPv6 fixo.

Off Topic: como técnica de vendas, se o provedor fornecer "IPv6 Gamer"
vai ser mais diferencial ainda haha (IP Gamer é o IP fixo só que pra CPF
- Cliente banda larga, sendo um termo usado por pequenos provedores para
fornecer IP fixo pra assinantes residenciais)

Provedores, agradeço a leitura de tanta informação e fica o meu relato
para apreciação.

Att,

Vanderson