[GTER] Bloqueios de URL

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Sep 5 15:54:52 -03 2023

Olá Bruno. Pra que isso ?
Não creio que seja necessário se preocupar com a efetividade do bloqueio.
Quem tem que se preocupar com isso é quem emana a determinação em entender
o que é possível e o que não é pra quem é enviado o despacho. Para um
provedor de acesso banda larga isso é totalmente fora do escopo de operação
e impraticável. Sei que muitos aqui são bastante técnicos e sempre vão
pensar e se divertir em criar uma gambiarra bacana pra fazer aquilo
acontecer, porém sempre vai ser algo altamente falho, oneroso e nada
escalável.

Quem deseja que o bloqueio seja feito é quem precisa se subsidiar
corretamente do que é factível tecnicamente e o que não é, assim como onde
seria o lugar mais correto de enviar essa ordem de bloqueio (certamente não
é para os provedores de acesso e banda larga).

Para os provedores de acesso e banda larga o que é possível são duas
coisas: 1) bloqueio do domínio no recursivo ou 2) bloquei do IP *se isso
foi mencionado especificamente na ordem*.
URL não faz parte do escopo que está no controle de um provedor de banda
larga então não é possível atender essa solicitação e o solicitante precisa
buscar embasamento técnico suficiente para dar melhor efetividade ao
cumprimento daquela ordem onde seja possível, ou seja, em outros lugares
que não o provedor de acesso.

Só pra fazer uma analogia de como isso tem acontecido, mais um pouco vão
começar emitir uma ordem dizendo que operadores de ISP precisam voar e vai
ter gente tentando montar asas com papelão e pedaços de pau.

Abraços
Fernando