[GTER] VPN Site-to-Site - Starlink

Marcos Tadeu marcos at telecom.uff.br
Mon Sep 4 00:25:38 -03 2023

IPsec é um famoso bacalhau, criado para IPv6, que não tem NAT; Como no
início dos tempos só tinha isso de razoável para VPN, enxertaram no
IPv4. Ficou famoso pq todo mundo usa (lemming game rules). Aí veio o NAT
mata IPSec! (mas continuou famoso)

Já não bastando o bacalhau do UDP/500 para troca de chaves (IKE), para
sobreviver a NAT fizeram outro bacalhau, o Nat Traversal (NAT-T), que
reenpsula o IPSec em um outro pacote UDP/4500. Sim, sim, bacalhau de
novo: IP over UDP! E da-lhe overhead.

OpenVPN é a mais limpa solução atual, principalmente rodando em udp e
com Certificado X509 para cada equipamento. Só não gosto dele no
Mikrotik porque só tem a opção de usar sobre TCP. Prefiro UDP.

Além disso, OVPN pode ter vários IPs destinos, para HA.

E deve ter cliente/server até para geladeira... Tudo funciona com OVPN.

Ops. Minto. Aquele tal de Forti não tem OVPN, pq o "propriotário" deles
supre todas as necessidades (SIC).