[GTER] Bloqueios de URL

Leandro Bertholdo berthold at penta.ufrgs.br
Sun Oct 29 09:11:11 -03 2023

Olá Rogério,

A estrutura básica da Internet e seus protocolos permanece inalterada. Os Provedores de Serviço de Internet (ISPs) operam principalmente nas camadas 1,2 e 3, o que significa que eles podem apenas bloquear endereços (IPv4/IPv6) e, no máximo, nomes e domínios (site) quando tem seus próprios sistemas de resolução de DNS.

Diferentemente dos ISPs, as empresas geralmente têm políticas internas que permitem a inspeção do conteúdo acessado por seus colaboradores. Isso inclui a capacidade de examinar e bloquear URLs específicas. No entanto, os ISPs não têm permissão para invadir a privacidade de seus usuários, e portanto, não podem realizar esse tipo de inspeção e bloqueio.

Como regra geral, o controle sobre o conteúdo da web deve ser exercido pelo provedor do conteúdo em questão, não pelo provedor de acesso à Internet. Assim, qualquer ordem judicial destinada a controlar ou restringir o acesso a determinado conteúdo online (URL) deve ser direcionada ao provedor desse conteúdo, e não ao ISP.

Atenciosamente,
Leandro Bertholdo