[GTER] Determinação Judicial

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Jun 29 07:35:32 -03 2023

Vamos fazer um exercício hipotético para quebrar essa tese(forçada)?

Situação 1
Se um provedor, cumprindo uma ordem judicial expedida por exemplo do STF,
bloquear a comunicação bidirecional com um determinado IP, e isso além de
bloquear a comunicação ilegal que é o foco do processo que fora considerado
pela entidade judicial, bloquear TAMBÉM outro tipo de comunicação legítima
com outro tipo de aplicação que ande junto com a anteriormente citada.  E
esse efeito colateral gerar impacto financeiro aos clientes desse provedor
de Internet.
E na sequência disso alguns desses clientes citados resolvam buscar algum
tipo de reparação financeira sobre os impactos citados acima frente ao
provedor de Internet, lucros cessantes etc.

Situação 2
Se um provedor, cumprindo um pedido de bloqueio de origem administrativa
emitida pela Anatel, bloquear a comunicação bidirecional com um determinado
IP, e isso além de bloquear a comunicação ilegal que é o foco da operação
da referida agência, bloquear TAMBÉM outro tipo de comunicação legítima com
[...]

Considerando que nas duas situações o provedor executou tecnicamente a
mesma ação, em qual das duas existirá algum respaldo para com o provedor
frente a possíveis passivos jurídicos?

P.S.: Fui alertado por amigos que posicionando-me contrário a essa ação
deliberada da Anatel eu seria taxado de pró-pirataria.
Uma IDIOTICE! Quem me conhece um tiquinho sabe que sou radicalmente contra
qualquer tipo de pirataria.
Tenho asco do IPTV Pirata!
Mas não posso concordar com essa ação deliberada da referida agência.
Tem o jeito certo de fazer isso... Querem colaboração da comunidade de
operadores de rede para fazer isso? Contem comigo(e creio que com muitos
mais).
Mas essa empurração goela a baixo, agindo nas sombras da lei, e pedindo que
as ações de bloqueio seja sorrateiras, é MORALMENTE ERRADA!

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação