[GTER] Relato sobre o RouterOS v7 em um x86_64

Luiz Filipe Silva Lopes luizfilipe at portalink.com.br
Sun Jun 25 15:22:28 -03 2023

Bom dia, boa tarde e boa noite para quem lê essa mensagem.

Bom, a seguir será o meu relato e minha experiência até agora usando um PC com o sistema da Mikrotik (RouterOS) na versão 7.

Contexto: Antes no meu core de rede havia uma CCR1036 que fazia duas funções: Concentrador PPPoE e CGNAT. Processamento em torno dos 40% com um tráfego em volta dos 1.5 GB até 1.8 GB (Apenas IPv4).

Em um certo dia, ela começou a rebootar do nada, verifico nos logs e vejo o alerta de power outage, checo a voltagem dela e estava variando entre 18V a 24V, a partir dai a primeira coisa que eu fiz foi fazer o backup (famoso .rsc) da CCR, o que me salvou posteriormente de uma fria, e decidi trocar ela de tomada e conectar ela em outra régua.

Resultado, ela não ligava mais, e foi ai que o problema iniciou, pois agora eu tinha mais de 1500 clientes sem acesso e pra completar não tinha nenhuma CCR reserva para subir no lugar dessa que morreu.

Depois de refletir por uns 15 minutos em meio ao caos de tantas pessoas me ligando, lembrei que no começo eu usava um x86, na qual eu ainda possuía a licença, minha gambiarra foi pegar dois PCs e dividir esses mais de 1500 clientes nos dois PCs usando uma licença que eu já tinha e comprando outra para usar no outro PC, ainda aproveitei que estava mexendo para testar a versão 7 do RouterOS que já tinha uns dias que eu queria atualizar algum concentrador para ver como iria reagir.

Consegui subir todo mundo a partir das 2 da manhã, foi sofrido, porém eu percebi o grandíssimo potencial desses x86 com a chegada da versão 7, por alguns fatos:

- Kernel recente (Aceitação maior das placas PCIe, inclusive de 10gb, 40gb e 100gb)
- Melhorias na utilização de muitos núcleos
- Sistema 64 bits
- Estabilidade superior em relação as CCRs

Fiquei com esse pensamento enquanto eu voltava para casa, no dia seguinte eu comecei a pesquisar no Aliexpress, kits x99 (Placa-mãe e processador Xeon) e algumas placas PCIE de 10GB, e fiz minha aposta:

Gastei em torno de + ou – R$5000 em peças.

Kit x99 com um Xeon E5-2650 v4
16GB RAM
Uma placa Mellanox com 2x 10GB

Usando a versão 7.8 do RouterOS, subi todos os clientes novamente em um concentrador só, e só foi sucesso!

Bom, tirei um print dos  Resources e fiz o upload, link: https://prnt.sc/IF2JjxUfeORY

Conclusão:

Nos horários de pico, o mesmo tráfego, porém com um uso de apenas 8% de CPU (Lembrando que é apenas IPv4, ou seja, quando tiver IPv6, é bem provável que esse uso caia para 1 ou 2%).

Em relação a conta de luz, eu ainda não tenho os dados necessários para comparar, o que eu espero é um aumento em torno de 5% da conta de luz.

Enfim, esse é meu relato, acredito fortemente que a v7 tenha “salvado” os setups de x86_64.