[GTER] Determinação Judicial

Francisco V Brasileiro francisco at brasileiro.adm.br
Mon Jul 3 11:07:55 -03 2023

Olá Douglas,

Em qui., 29 de jun. de 2023 às 09:30, Douglas Fischer via gter <
gter at eng.registro.br> escreveu:

> 2º Criar um mecanismo de publicação RÁPIDA de distribuição desses
> bloqueios.
> - Route-Server BGP para os bloqueis de camada 3.
> - Zona DNS RPZ para os bloqueios de FQDN publicada publicamente e com push
> de XFR para interessados.
> (P.S.: Tenho vontade de chutar as bundas das ANTAS que demandam aos ISPs
> que se faça o bloqueio de uma parte de um site. Se você não sabe o que tá
> fazendo, solicite assessor técnico.)
>

> Alguém(alguma entidade) mantém essa base de formação de maneira
> estruturada, e sem lixo.
> [...]

Aqui, posso indicar o MISP como ferramenta (https://www.cert.br/misp/).

Devido a "pluralidade" de soluções utilizadas por cada provedor, a função
do MISP seria apenas de fornecer a informação, que uma vez "lida" pelos
scripts, cada um faz os ajustes de configuração de suas respectivas
ferramentas, quer seja roteamento, dns, "proxy", ACL, etc.

Abraços,

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o
progresso."
--Joseph Joubert, Pensées, 1842

Francisco Vasconcelos Brasileiro             francisco at brasileiro.adm.br
UIN: 6826562                                          Linux User: #101368