[GTER] Opiniões sobre o RouterOS v7

Andre Bolzan andre.bolzan at fixfibra.com.br
Wed May 18 20:27:46 -03 2022

TARDE !

Vamos são 2 perguntinhas “capciosas” ...

1) Falar de BGP ...

Rodamos a versão RouterOS v7 em 'ambiente teste'... Subimos sessão entre
NE8000(com PTT e full route) e uma 1009 com V7..

Testamos BGP por pura “curiosidade”, rodamos pouco mais de 1 Giga(emulado
via iperf )  por uns 30 dias, nada de anormal aconteceu com BGP...

A v7 "realmente cumpre" oque promete com relação ao BGP "full route",
realmente corrigiram problema de software, agora consegue usar mais de 1
core

Ainda falta um pouco de desempenho, comparado com outros softRouter, pois a
memória RAM das CCR ainda são "simples" para BGP...

Agora que a Mikrotik conseguiu resolver software, acredito que eles
provavelmente devem lançar algum hardware mais "parrudo" para ter
desempenho mais condizentes com o mercado.

Sobre a versão 7 em “si”, Tivemos alguns  bugs em outros protocolos (OSPF
não sumariza rotas e não tem suporte a SR-IOV) oque impossibilitou de
seguir com mais testes com a v7.

Não colocaria V7 em produção, a menos que seja imprescindível, você ganha
BGP e "perde OSPF" e ganha outros 'bugs" ...

Sobre a V7 que posso falar

2) opções de hardware que você sugeriu:

Não iria de CCR2004-16G-2S, pois ela só tem 4 Core de 1.7Ghz(6.8 Ghz), ela
não passa mais de 4/5 Gb , pois o datashet não fala de ASICs.

A CCR2004-16G-2S me parece um produto pensado para ser um “concentrador”
que vai rodar teste de 1Gb sem gargalo.
A CCR2004-16G-2S  corrigindo “buraco” das 1016 e 1036 sem porta de 10G que
anda “sobrando no mercado” ...

A 1036 infelizmente é "única" opção da família mikrotik para borda, na casa
dos 10 mil cruzeiro velho, com NF, ela tem porta e CPU para tocar sua carga
de trabalho até seus 7/8 gibas...

Outra opção é subir um softRouter(Vyos, FRR, etc) com hardware x86/virtual
vai entregar “mais” recursos/desempenho com a mesma faixa de preço, mas vai
você gastar mais energia(conta de luz não está fácil) e vai precisar de
outro conhecimento além de redes para poder tocar esse ambiente
“x86/virtual”.

<InsaneMode>

Sugestão “nº 20”... Se seu fornecedor de link for outro provedor regional..
Vê se ele consegue assumir a carga L3 da borda, você fica somente com Swith
L2 no provedor, famoso “emprestar VS” para você. Tem varios “BO” para
resolver nesse tipo de contrato, mas é uma opção válida que tem ganho força
na crise dos chips rsrsr

</InsaneMode>

*André Bolzan Saar*

*Services Delivery*