[GTER] Opiniões sobre o RouterOS v7

Luiz Filipe Silva Lopes luizfilipe at portalink.com.br
Mon May 16 14:41:44 -03 2022

Saudações, gostaria de tirar uma dúvida com os ISPs e a galera da TI:

Um contexto geral para a pergunta:

Aqui no meu provedor tem uma CCR1009-7G-1C-1S+ fazendo o BGP passando
seus 2GB sem nenhum problema, porém eu gostaria de aumentar meu segundo
link, que é de 1GB para 2GB e assim eu teria 4GB.

Fiz uma breve pesquisa e encontrei duas opções para o meu caso:
- CCR1036-8G-2S+
- CCR2004-16G-2S+

Outro detalhe, já existe versões stable do RouterOS v7 mas eu nunca tive
coragem de testar elas nos roteadores em produção, especialmente em um
lugar tão sensível que é o BGP.

Ai eu tenho duas alternativas para escolher:

1. Eu fico com a CCR2004 e, enquanto não houver uma versão long-term do
RouterOS v7, eu fico com a 6.43.16

2. Eu pego a CCR1036, coloco a versão stable da v7 e tento aproveitar
todos os 36 núcleos para BGP e quem sabe sonhar com um full routing
nela.

Alguém ai já usa ou teve alguma experiência com a RouterOS v7 em BGP?

--
Atte.,
Luiz Filipe