[GTER] Como nós podemos Acelerar o Processo de adoção do IPv6 na Internet?

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Sun Feb 28 03:59:54 -03 2021

Do jeito que tem dono de provedor esperto, que só entende a linguagem do
$$, se algum dia um youtube da vida só for acessível via IPv6, eles vão por
os técnicos 24h trabalhando em regime de cativeiro, para fornecer IPv6 até
o usuário final, criar um perfil de acesso com IPv6, por o nome comercial
do tipo "Pacote Full Video Incluso" e aí cobrar mais caro. E claro, deixar
o resto com NAT IPv4, quem por ventura tiver IPv6, remove.

Tipo OI/VIVO, que te obriga a ter telefone com eles, e aí desabilita o
Identificador de chamada e te cobra para fornecer isto. Antigamente no
celular você precisava pagar o identificador de chamadas, até chamada em
espera exigia assinatura.

Eu tenho uma VPS que pago um preço irrisório, mas só tenho IPv6 nela. Por
curiosidade  subi um Postfix e hospedei um email que tenho para testes,
praticamente só funciona envio e recebimento para quem é hospedado em
google/amazon/Microsoft. O resto, quando tem MX IPv6, não abre conexão, ou
não tem DNS reverso delegado correto no IPv6, etc etc.

Sempre quando assino um produto novo de Internet, testo acesso a este host
nos 7 dias de carência. Melhor maneira de verificar se o IPv6 está
funcional, além do https://test-ipv6.com/