[GTER] Bloqueios constantes do CADSUS

Ricardo Patara patara at registro.br
Wed Sep 4 10:29:18 -03 2019

Olá,

Concordo que a forma como algumas redes controlam o acesso ao seus serviços gera
problemas desagradáveis e isso não é simples de resolver.

Penso que o mais importante, especificamente nesse caso, é "evangelização".
Trazendo esse pessoal para as discussões e eventos técnicos.

Porém não vejo relação desse problema com a forma que são feitas as alocações de
blocos IPv4.

Sistemas de geolocalização funcionam, mesmo que não sejam perfeitos.
E o problema nesse caso especificamente não seria com tais sistemas, salvo
engano, mas com configurações estáticas de filtros e coisas semelhantes.

Já há um tempo que as alocações de endereços IPv4 não seguem mais uma linha de
"ranges" reservados para um país ou RIR.
Devido a escassez do IPv4 não há mais como seguir esse procedimento que foi um
padrão informal no passado.
E as coisas ficarão ainda mais complicadas nos tempos que virão.

Portanto, volto ao meu ponto inicial.
Pessoalmente creio que o melhor é conscientizar sobre as boas práticas.

E por mais que alguém possa ser ver chateado com a situação, desmoralizar a
pessoa que esteja no console da outra rede tampouco é o melhor. Talvez ele não
teve suporte nem recursos de sua organização para ser treinado corretamente :-(

[]s

Ricardo Patara