[GTER] Ferramenta para limpeza de IP em blacklist

Diego Canton de Brito diegocdeb at hotmail.com
Sun Jan 27 12:23:52 -02 2019

Me segurei ao máximo para não comentar sobre isso, mas agora que está confirmada a confusão vamos lá:

Pra que serve uma RBL?
- Elas foram feitas para listar IPs que são conhecidos por enviar SPAM.

Quem usa uma RBL?
- Servidores de e-mail, qual outro uso de uma RBL implicará em possíveis problemas.

Mas a RBL está impedindo meu cliente de acessar o site X.
- Não, aqui temos 2 situações, uma pode ser um prestador bde serviços que teve uma ideia de girico e sem entender pra que serve implementou bloqueios indevidos baseado em RBLs; Ou você não entendeu bem o problema pelo qual está passando e está sofrendo sem motivo.

Mas cara eu peço para tirar e sites na Amazon, como Netflix.
- Seu problema não uma RBL, seu problema é que o IP listado está com um Vírus, faz parte de uma botnet ou está com um Processo aberto. Você está sendo bloqueado porque uma base de dados sobre isso está indicando que seu IP tem esse problema e as RBLs que vc esta vendo apenas informam isso, se concentre apenas em RBLs como CBL da abuseat.org. Mas, ao acessá-la verifique os dados que ela te dá, NUNCA ENTRE NO AUTOMÁTICO, leia, resolva e se livre da dor de cabeça.

Mas e se eu quiser limpar em todas?
- Vai ser energia gasta atoa, geralmente RBLs irão listar IPs que são conhecidos por enviar SPAM, na maioria são IPs de residências que não deveriam msm enviar e-mail e portanto estarão lá sempre.
O Leandro, que respondeu essa thread, mantém uma conhecida como SPFBL, eu e mais algumas empresas colaboramos com casos para ela, no SPFBL qualquer IP que seja de residências (que possuam padrão de reverso que indique isso) serão listados, então pedir para liberar será bem complexo, a RBL dele não serve para esse fim e portando ninguém deveria usar se não for um fornecedor de e-mail.
Há ainda listas que restringem a não listar apenas IPs de seu país, como você irá liberar o IP de lá?

Se concentre em RBL apenas em casos de servidores de e-mail, do resto, leia os e-mails de abuse, eles costumam chegar antes de uma listagem de IP com "vírus", resolva o BO reportado e mantenha a sanidade.

Na melhor das hipóteses, verifique com a Abuseat.org se haveria um modo de vc automatizar a verificação de seus IPs ou deles te informarem quando um IP estiver ruim.

PS: nos casos que andei vendo IP com problema e que estava listado em RBL, o roteador estava com Proxy aberto.
Se for MK olhe:
/ip webproxy
/ip socks
Os dois deveriam estar fechados. Se não tiver anote a porta e pense em varrer a rede atrás dessa portas portas, cada IP com a porta aberta deve ser verificado.

Obter o Outlook para Android<https://aka.ms/ghei36>