[GTER] 2 Upstream Providers

André Carlim andre at stubnet.info
Fri Jul 6 21:25:45 -03 2018

Bom, provar onde esta ligado é quase impossível (pelo menos quando
passei por isso não encontrei um modo eficiente, claro pode ser falta de
conhecimento da minha parte). Maassss... hoje eu tentaria o seguinte, o
primeiro teste seria deixar apenas os dois upstream's rodando (deixar o
ix desligado) e ver se o comportamento vai ser prejudicado, se der
problema já sabe que com o transito do ix esta tudo certo. Como eu acho
que vai dar problema mesmo estando ligado só teus 2 upstream's eu
partiria para a baixaria! HAHAHAHA, piadas a parte, eu faria um PBR,
nesse momento para facilitar, você pode até filtrar tudo que esta indo
para a FIB, e deixar injetando apenas a 'default route' de cada link,
não vai importar mesmo. E para colocar em prática o plano, eu faria
assim, supondo que você tenha um /22 para trabalhar, vamos dizer que
seus dois upstream's tenham a mesma capacidade, e que você esteja
anunciando 2 /24 por cada upstream, eu "forçaria" a saída de cada /24
pelo mesmo link por onde ele vai voltar. Claro você não prova nada
assim, apenas tem certeza que existe algum problema caso os pacotes
estejam retornando por um link diferente de onde saíram.

---

Atenciosamente,
André Carlim
StubNetwork