[GTER] Alteranativa Switchs com AutoSmartPort

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Oct 2 09:48:13 -03 2017

Para ambientes corporativos razoavelmente grandes, quem conhece e usa o
recurso AutoSmartPort da Cisco não quer largar de jeito nenhum...

E uma mão na roda!
Tenho clientes com 300+ switchs que depois de colocar o AutoSmartPort para
rodar ficou mais de ano sem acessar vários switchs.

Para quem não conhece
Os switchs possuem macros de configuração de interface(predefinida ou
customizada) que são ativadas por diversos gatilhos:
- Identificação do device por CDP
- Identificação do device por LLDP
- Range de EUI do MAC-Addres

​Bom, a política de preços da Cisco para a linha catalyst está indefensável
perante os tomadores de decisão.
(P.S.: Sinto cada vez mais nojo desse lance de LEAD no mercado de T.I.)
Já tive dois clientes meus que eram 100% cisco já definiram que ​vão abrir
o parque.
Um deles é a Universidade em que trabalho, com quase 5 mil portas Catalyst.

Aí agora vem a pergunta:

Quem tem ​boas experiências com outros fabricantes(não cisco) que possuam
feature parecida com o Auto-Smart-Port?
Pode compartilhar o Vendor?

P.S.1: Ouvi relatos interessantes da Force10 sobre isso, procede?

P.S.2: Smart-Port(só as macros) eu sei que até a linha SmallBusiness(antiga
Linksys) tem, mas até uns tempos atrás ele não tinha os triggers para
acionar a configuração automática...

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação