[GTER] RES: RES: Indicação Concentrador PPPoE

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Mar 20 10:40:50 -03 2017

A afirmação do Roberto faz muito sentido e tem que ser levada em
consideração...

Mas indo pro aspecto prático da eletrônica(e não tenho lastro de
conhecimento para discutir isso com boa parte dos colegas da lista...), o
que faz funcionar ou não essa "gambi" é o fato de ser uma fonte chaveada...

As fontes estabilizadas antigas usavam um Trafo antes para rebaixar o AC.
Se você botar DC num Trafo, não tem variação de corrente, não tem
Transformação de Tensão, logo você teria apenas um resistor com efeito
Joule.

Com Fonte chaveada, a ponte retificadora de onda completa vai funcionar
como meia onda e os FETs vão "espremer" a Tensão DC para baixo até chegar
na tensão que se deseja...
    Na prática, você só vai usar "metade" dos componentes da fonte.

Se isso vai ou não comprometer a vida útil?
Não sei responder...

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação