[GTER] CGnat

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Jun 6 22:54:07 -03 2017

Exato. Esse é o ponto principal a respeito de logs de CGNAT.

Existem 2 maneiras mais usadas:

1 - Range de portas e o único log a se ter é o de autenticação. O Downside
deste é que a quantidade de portas pode ser pequena para determinados
cenários.
2 - NAT com portas dinâmicas e uma tonelada de logs com todas as conexões
abertar por usuário para se saber a porta de origem. O Downside deste é ter
um servidor mais parrudo rodando, com bastante storage além da complexidade
de se manter um sistema de análise desses.

A meu ver a primeira opção parece muito mais simples e o problema da
quantidade de portas pode ser bastante amenizado se o provedor tiver (CGNAT
+ IPv6)

Quando se fala de logs logo se pensa em logs de todas as conexões abertas,
mas não necessáriamente deve ser isso. São apenas logs suficientes e
mínimos que te permitam identificar um usuário em um determinado momento.

Fernando Frediani