[GTER] Soluções para a escassez de IPs públicos

Ricardo Patara patara at registro.br
Fri Jul 21 11:25:54 -03 2017

> A questão não é exatamente quanto tempo duraria algum bloco recuperado, mas
> se esses blocos seriam redistribuídos da maneira mais correta possível pra
> quem realmente precisa para trabalhar minimamente (novos entrantes). Se
> isso acontecer com um único /22 já valeu a pena. Dessa forma quem vê isso
> tem a certeza que os recursos finitos foram distribuídos da maneira mais
> justa possível.

atualmente existem na região políticas de recuperação de blocos sem uso
ou por problemas outros.
essas têm sido posta em prática e blocos recuperados vão para o pool
para "novos entrantes".

vale comentar que as políticas são propostas e discutidas pela comunidade.

se essa situação na região não está atendendo as necessidades, pode-se
propor mudanças.

> Não vai me espantar se logo algum "jênio" entrar com uma ação judicial
> contra o NIC.br ou algum RIR em algum lugar do mundo exigindo alocação de
> IPv4 e alegar entre outras coisas essa questão da compra e venda permitida
> e em alguns casos facilitada pelo próprio RIR.

pode até ocorrer, mas seria de pouco efeito.
o nic.br não tem nenhum estoque de IPv4.
as alocações, já a um certo tempo, têm sido feitas a partir de um
estoque controlado pelo LACNIC.

[]s

  Ricardo Patara