[GTER] Franquias NET

Tiago SR listas at tiagosr.com
Sat Feb 25 22:21:06 -03 2017

 ---- On Sat, 25 Feb 2017 08:39:01 -0300 Bruno Cabral <bruno at openline.com.br> wrote ----
 > As 3 irmas (Telefônica, BrT e Telemar) detiveram virtual monopólio em suas respectivas áreas, a falta de unbundling dificultou as novas entrantes e apenas a espelho GVT logrou crescer talvez por causa do imbróglio da gestão da BrT por Daniel Dantas o "economista brilhante" (segundo FHC)

"Monopólio" proporcionado pelo Estado. Não foi ele quem regulamentou tudo isso para ser assim?

 > Oligopólio é o da telefonia celular onde todas tratam mal seus clientes, a agencia dita reguladora jamais criou a empresa modelo pra balizar as tarifas e só aleardeia o "sucesso" do celular a despeito das imensas áreas de sombra no pais que ela ignora porque recebe TFE e não fiscaliza

Você mesmo atesta a ineficiência do Estado. E a não ser que você goste de oligopólios, deveria atribuir a devida culpa ao responsável por evitar a concorrência e entrada de novas empresas nesse setor.

 > Orelhão não da prejuízo, a assinatura básica paga por ele *regiamente*

Tem alguma fonte que mostre que a assinatura básica é usada para isso mesmo dentro das empresas, ou está apenas chutando dados?

 > Monopólio privado é muito pior que monopólio público. Capitalismo de estado só existe na China, no Brasil existe capitalismo de conchavos, onde um grupo se apodera do estado, vende para os seus alguns serviços públicos (que viram monopólios privados) e com o arrecadado e suposta economia com o que foi privatizado nem diminuem os impostos nem prestam melhores serviços

Somente existem duas formas de uma empresa privada deter monopólio: ou o Estado garante isso, fechando ou obstruindo o mercado para concorrentes, ou a empresa se destaca e se torna, por escolha dos consumidores, a única ou a mais utilizada, caso em que se torna um "monopólio benéfico", que pode mudar a qualquer momento.

Corporativismo, capitalismo de Estado, capitalismo mercantilista... chame do que quiser. Em todos o grande vilão é o Estado; sem o poder que ele detém, não haveria motivo para empresários de mal caráter quererem usá-lo como ferramenta para vantagens próprias.

"vende para os seus alguns serviços públicos (que viram monopólios privados)": somente se os governantes quiserem assim. Eles podem muito bem abrir e desregulamentar o mercado junto com a privatização.

 > O grupo de esquerda pelo menos logrou fazer o pais crescer (e o consumo). O grupo do assalto só pensa em destruir a nação faturando a maior comissão possível no menor espaço de tempo

Crescer abaixo da média mundial. Grande coisa, eu deveria agradecer? Vai ver como é a gerida a economia de países que crescem até acima desse patamar.

 > A falência da Oi é um sintoma de que não basta monopólio quando não ha honestidade na gestão (mesmo na dita "profissional", porque segundo seus defensores se for publica automaticamente não presta). Foram tomadas muitas decisões erradas, o governo ate ajudou alterando as concessões e ainda assim a situação esta periclitante

Empresa que tem concorrência forte não tem espaço para ineficiência nem para arriscar com corrupção. Concorrência é o que falta para a Oi. Quem deu a ela uma posição de praticamente dominação nacional e sempre a protegeu de ter que disputar seriamente com outras empresas?

 ---- On Sat, 25 Feb 2017 08:36:33 -0300 <wwguarda at uninove.edu.br> wrote ----
 > Na verdade, vejo as operadoras comprando as concorrentes. Assim,  ao invés de investirem em suas redes impedem o crescimento da infra estrutura.

Não tem problema nenhum em uma empresa comprar outra. Se essa é a forma mais barata ou eficiente, que seja, é tudo que uma empresa quer. A alternativa a isso é construir uma infraestrutura totalmente redundante frente a uma que já exista. Ninguém vai querer arcar com os efeitos de um menor ROI, quando eles pesarem no custo dos serviços, não é?

 > No início as operadoras deviam entregar apenas 10% do que ofereciam. Algo como vender o mesmo terreno para 10 pessoas né? Hoje exigem das operadoras um pouco mais de qualidade. Então, o lucro diminuiu. Não usaram a liberalidade do Estado para crescerem. Apenas se acostumaram com o lucro fácil.

Lucro fácil nos seus sonhos. Parece não conhecer a realidade do setor de telecom. e pensar que a única motivação para preços altos nos serviços é lucrar mais. Isso é o que todo mundo que adora colocar toda a culpa nas empresas sempre acha. A visão superficial de preços do consumidor não é a única que importa, a empresa precisa ser rentável. Se está ruim com ela, pior sem ela.

 > Agora, querem estender as franquias dos planos celulares para os fixos. Onde certamente irão lucrar ainda mais e sem necessidade de investimentos. Fica ótimo para as operadoras e só vai ficar ruim mesmo para os usuários né? Só vai ajudar a manter nosso País entre o grupo dos subdesenvolvidos.

O dinheiro para investimentos saem do lucro, até onde sei. Como alguém pode defender mais investimentos e menos lucro? Quer falir a empresa?
Manter o país no grupo dos subdesenvolvidos, assim como os demais que restringem a liberdade do mercado?

 > Porque investir na rede pagar propina para quem ocupa os cargos públicos é muito mais rentável para as operadoras do que investirem na infraestrutura.

Se o Estado não tivesse poder para dar vantagem alguma a empresas, não teria porque haver pagamento de propina nem outros esquemas corporativistas.