[GTER] Esgotamento Endere?os IPv4

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Sat Feb 25 17:23:14 -03 2017

Em 25/02/2017 14:20, Rubens Kuhl escreveu:

> Acho que tem gente pegando o mundo que conheceu e achando que não existia
> TCP/IP antes disso; NAT não foi a realidade por muito tempo. Inicialmente,
> o mais comum em redes onde nem todo mundo tinha IP público era o uso de
> proxies de aplicação. Isso incluía socket proxies (ex: SOCKS), HTTP
> proxies, SMTP relays... assim algumas máquinas na DMZ tinham IP público, de
> lá o acesso prosseguia.
Rubens não me referia à Internet dos primórdios. O máximo que peguei
antes da Internet foram as BBS mas blz. Não sou tão velho assim mas em
1985 conheci meus primeiros CP500, CP200 da vida. Nessa época eu tinha
12 anos e realmente não me lembro de acessar a Internet nessa época aqui
no Brasil. rsrsrsr Estou me referindo desde 1996 quando comecei à
trabalhar realmente com Internet e sempre usei NAT por economia de IP,
necessidade.

> NAT veio depois, usado para simplificar esses mecanismos de camada 7 para
> coisas de camada 4, especialmente pela facilidade de não ter que fazer
> configurações específicas em cada máquina ou aplicação cliente.
Então pelos meus cálculos se eu já usava NAT em 1996 são mais de 20 anos
nessa prática. Pra mim é bastante tempo. :)