[GTER] Virtua-SP (AS28573) não está anunciando IPv6 no ATM do IX.br-SP, tráfego vai para os EUA e volta.

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Sun Oct 30 14:26:41 -02 2016

Aloha,

Observei hoje que ao receber no NET Virtua da cidade de São Paulo um range
IPv6 contido no bloco 2804:14c:70::/44 que minha latência para vários
destinos nacionais subiu muito.

Investigando o caso, identifiquei que este /44 nem nenhum outro que abarque
o range que recebi é anunciado no IX.br-SP. Como resultado, meu tráfego vai
todo para Ashburn nos estados unidos onde a Embratel (AS4230) encontra a
Hurricane Eletric (AS6939) para depois voltar para o IX.br-SP, já que o
AS4230 compra trânsito da HE em Ashburn apenas e o AS6939 tem open peering
policy em todos os internet exchanges que participa. O mesmo comportamento
não ocorre em IPv4 onde todo o tráfego é corretamente trocado no IX.br de
SP.

*** Esse problema afeta todos os participantes do IX.br de SP que anunciam
IPv6 no ATM. ***

Os clientes do Virtua da maior cidade do país têm o tráfego dando volta nos
EUA e descendo em vez de ser trocado nacionalmente, muito embora o consumo
da banda ainda se dê no ATM do IX.br.

Há algum profissional engajado e ético que trabalhe no Virtua (AS28573) que
possa me contactar em PVT para resolvermos este problema que afeta todos os
clientes Virtua da cidade? Ou alguém aqui tem um contato privilegiado nesse
ISP que possa me passar para que possamos resolver o problema?

Abraços,

Kurt Kraut