[GTER] Anatel decide estudar numeração IP

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Fri Mar 18 11:39:01 -03 2016

On Fri, Mar 18, 2016 at 06:43:03AM -0300, Uesley Correa wrote:
> Pessoal,
>
>           Confesso que fiquei confuso com o que li (
> http://www.telesintese.com.br/anatel-decide-estudar-numeracao-ip/). Pelo
> que entendi, a Anatel quer ser responsável pela entrega de recursos de
> numeração a empresas de Telecomunicações? Se sim, isso vai virar uma
> bagunça hein! Os belos 5 dias (no melhor dos casos) para obtenção de ASN +
> recursos vão virar um calvário para os prestadores. Patara, Rubens e
> demais: o que acham disso? É isso mesmo que eu entendi?

Da reunião do último dia 17/3 só há publico a agenda. No seu item 5.19
aonde se lê, "Proposta de Consulta Pública de Regulamento de Numeração
para Redes de Telecomunicações."

O vídeo e a ata desta reunião não parecem ainda estar disponíveis.

Se você conhece o histórico da agência e do mercado de telecom, em
especial dos pequenos do setor, pode inferir que aonde na notícia se
lê "numeração IP", no fundo queriam dizer "numeração VOIP", ou seja
faixas de numeração para o STFC/SMP/SCM etc... dedicadas a este
serviço. Se a memória não me falha, esta é uma solicitação antiga dos
associados da TELCOMP.

Do ponto de vista da alocação de endereçamento IP, não há restrição
alguma quanto ao uso dos endereços unicast para qualquer que seja o
serviço. Este é um princípio básico da arquitetura de redes IP e não
consigo vislumbrar necessidade de uma faixa de endereçamento dedicado
para qualquer que seja o serviço. No já velho mundo das redes de
pacotes temos uma semântica muito mais elaborada para nomear e
localizar serviços ;-)

Claro que posso estar totalmente enganado e o prudente é aguardar a
publicação do vídeo e da ata, ou mesmo o aparecimento da consulta
pública. Especulações neste momento me parecem um desperdício de
energia desnecessário.

> Att,
>
> Uesley Corrêa - Analista de Telecomunicações
> Instrutor Oficial UBNT UBRSS, UBWS & UBWA

[]s
Fred