[GTER] Roteamento com Linux

Paulo Henrique paulohenriquef at gmail.com
Wed Mar 16 21:36:22 -03 2016

Experiência recente que TALVEZ possa ajudar.

A cerca de 2 meses enfrentei problemas com o seguinte conjunto:

Core 2 Quad Q8200
4Gb Ram
Placa mãe intel
Placas de rede Intel, 82571EB, 82574L e Marvell 88E8053
Slackware + kernel 2.6.27.7

2 Full routing + PTT-SP

Até cerca de 700Mbps de down e 100Mbps de up, e cerca de 120kpps (agregado
up+down) foi tranquilo.
Em um belo dia comecei a enfrentar problemas com ksoftirq - o velho
problema que muitos já conhecem.

A primeira coisa que fiz foi atualizar o kernel, pois já estava MUITO
ultrapassado, então atualizei para o kernel 4.3.3 e a diferença foi
gritante. O load que ficava sempre na cada de 0.7 e nos momentos de pico
passava de 1 caiu para 0.03, 0.05, eu fiquei impressionado com a diferença.
Hoje esse mesmo hardware já passou de 900Mbps e o load continua baixo.

A placa de rede Marvel apresentou um problema com o módulo do novo kernel e
por isso tive que descartar a mesma, colocando outra intel.

Se você vai optar por linux, acho que vale a pena atentar para detalhes
como este do kernel.
É claro que você precisa prestar atenção no tunning das placas de rede, smp
affinity e outros ajustes, mas fica a dica e este case que é relativamente
recente.

Att.