[GTER] Franquia de volume de dados Internet vs 95%

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jun 6 10:34:22 -03 2016

A uso do modelo de cobrança baseada em 95º percentil é algo que não decola
no Brasil.
Já falamos sobre isso aqui na lista, mas quase sempre com foco na compra em
atacado.

Agora que(TEORICAMENTE) o imbróglio da franquia de Internet está rumando ao
desfecho, resolvo perguntar o que os colegas pensam sobre a adoção de 95%
no varejo.

Eu consigo enxergar uma série de vantagens para isso, tanto para o cliente
como para o Service Provider.
E apenas o aumento de capacidade cognitiva como requisito ao cliente para
entender o modelo de cobrança.

Soube(em meio alcoolemia) que existem empresas na Europa que praticam a
cobrança sobre 95% no varejo.
(não tenho certeza da veracidade da informação)

​O que os colegas pensa​m sobre isso?

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação