[GTER] Marco Civil / PL3237 2015

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Jan 21 20:36:45 -02 2016

Não é verdade!

Segue exemplo:
- Padaria do Seu Zé
- Rede WiFi Aberta ou fracamente protegida, ou cabo dando sopa.
- Tião-safadão se conecta nessa rede, e só recebe IPv6.
- Ele publica conteúdo pedófilo em algum site.
- Polícia federal está Sniffando alguma Fibra Internacional e pega "aquela"
publicação.

E aí? Como fica o rastreamento?
Vão cavocar, cavocar, e cavocar, olhar no Radius e ver que aquele /64,
naquele momento, estava atribuído ao link da "Padaria do Seu Zé".

E aí? Foi a balança, o relógio ponto, o repetidor WiFi, ou um dos 50
clientes que se conectam diariamente à rede WiFi da "Mr._Joseph`s_Bakery"

Fazendo a reversa do EUI64 descobrem que é um MAC-Addres Fictício.

IPv6 NÃO RESOLVE esse problema!

P.S.: Finaleira da estória:
      Carlos, o Policial Federal designado para a diligência,
      que dentro da PF atende com o nome de Guerra de Drummond,
      chega para o dono da padaria e pergunta: "E agora José?"

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação