[GTER] Cloudflare e o IX.br

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Mon Jan 11 15:28:16 -02 2016

Olá,

quando surgiu essa thread no ano passado enviei um e-mail para vários
desses ASs pedindo esclarecimentos. O objetivo era atualizar uma
mensagem que enviamos aos novos participantes do IX.br de São Paulo com
recomendações.

Alguns dos ASs responderam que estão no ATM e anunciam os mesmos
prefixos normalmente. Ou mesmo no caso de anunciarem prefixos
diferentes, trata-se do mesmo conteúdo. Foi o caso de: Google, Netflix,
Amazon, Terra, Softlayer e Twitter. Segundo as informações fornecidas
por eles, entendemos não há necessidade ou vantagem no peering bilateral.

Outros confirmaram que é conveniente fazer peering bilateral, ou por não
estarem presentes no ATM, ou por anunciarem alguns blocos (anycast por
exemplo) apenas nas bilaterais, ou simplesmente por preferirem assim:
Facebook, Linkedin, Cloudflare e Akamai.

[]s
Moreiras.