[GTER] 10 Gbps of Layer 2 throughput is possible using MikroTik’s EoIP tunnel.

Shine eshine at gmail.com
Sun Jan 3 13:25:06 -02 2016

Eu não chamaria bem de teste, está mais para demonstração.

Eu considero teste como algo mais abrangente, com parâmetros determinados a
simular um ambiente da forma mais fiel possível.
Concordo com o Guimarães que um teste não simula totalmente uma rede viva,
mas mesmo a rede viva é um teste sob determinadas condições que variam
conforme o tempo.

Mas no caso desse link não há o exercício de parâmetros que acho que seriam
no mínimo necessários para poder ter uma idéia do real potencial da solução
L2, para citar alguns:
- 189 Kpps não é um número que impressiona em se falando de um link de 10
Gbps. Teria sido melhor usar uma composição de vários tamanhos de pacotes
que simulam a vida real de uma rede.
- escala de mac: mesmo que não haja um tráfego efetivo de todos os
componentes de uma rede, o flooding de mac address é contínuo na rede,
portanto seria interessante exercitar um mix de controles L2 (BPDUs, MAC
flooding) e ver como o túnel se comporta em passar como L2.

O tecnicamente correto para uma análise técnica honesta é pesar todas as
características do sistema - e  escolher a