[GTER] Limitação de macs - FreeBSD / PTT

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Sun Feb 21 21:11:35 -03 2016

Vou começar aqui com um disclaimer, dizendo que boa parte do que vem a
seguir são opiniões pessoais, e não uma posição oficial do NIC.br...
Suponho que haja alguma coincidência, contudo...

Penso que um modelo melhor do que temos hoje seria termos IX
locais/regionais mais fortes. Concordo que a situação atual não é a
melhor, tanto do ponto de vista do funcionamento da Internet no Brasil,
como também do ponto de vista da complexidade técnica do próprio IX.br.

O IX.br de São Paulo hoje gera interesse nacional. Acredito que isso
acontece porque o potencial de troca de tráfego hoje já é muito grande,
o que gera um efeito bola de neve, um ciclo de realimentação positiva...
Há muito conteúdo, CDNs, etc. E há uma certa 'distorção' nos preços dos
trânsitos em regiões mais afastadas, que são muito altos...

Um modelo que o NIC.br tem defendido em apresentações sobre o IX.br é
que os ASs poderiam, ou deveriam, talvez, se conectar a mais de um IX.
Poderiam conectar-se ao IX mais próximo, para favorecer a troca de
tráfego local. Isso de fato é muito importante e é o conceito básico dos
IX, como bem lembrado pelo Douglas. Mas os ASs poderiam também
conectar-se a outros IX maiores, de interesse regional ou nacional, como
o de SP, para complementar sua matriz de troca de tráfego.

Um dos problemas é que muitas vezes o IX mais próximo não é nada
interessante. O potencial de troca de tráfego algumas vezes é quase
nulo. E o custo de chegar a ele ou a SP as vezes nem é tão diferente.

O que talvez possamos nos perguntar é: como fazer os IX locais/regionais
se tornarem mais fortes e interessantes?

O NIC.br tem incentivado empresas presentes em vários IX a oferecerem
serviços de transporte entre eles. Assim, um AS conectado a um IX local
poderia por exemplo contratar esse serviço para chegar também a SP. Isso
pode atrair mais ASs a se conectarem aos IX locais.

Outra iniciativa que o NIC.br tem se esforçado para fazer sair do papel
é o OpenCDN, que visa levar CDNs importantes para os IX locais. Isso
deve torná-los mais atrativos para os ASs da região.

Vendo a realidade do IX.br de SP hoje, e vendo os exemplos europeus,
como o AMS-IX e ou LINX (que não conectam somente ASs do próprio país),
não acredito que ele deixará de gerar interesse de interligação a nível
nacional, mesmo que os IX locais se tornem mais fortes e interessantes.

Sobre algum membro do Euro-IX ter feito uma apresentação contra o modelo
de um super-L2, desconheço. Suponho que talvez possam ter falado sobre a
implementação interna do IX. Se você conseguir lembrar qual foi a
apresentação pode ser interessante.

Sobre a perda de qualidade com os tunelamentos. Como conjectura, acho
que é uma questão a ser examinada. O que tenho ouvido dos participantes,
de forma geral, é que a percepção de qualidade de seus clientes melhorou
após a ligação ao IX.

Sobre os mais específicos, é complicado. Se os ASs se conectarem também
localmente os problemas ficam minimizados, não? Mas também seria
possível filtrar os anúncios recebidos um do outro via IX...

[]s
Moreiras