[GTER] A saga: Razões para migrar de PPPoE para DHCP

Rafael Galdino sup.rafaelgaldino at gmail.com
Thu Dec 29 13:18:53 -02 2016

Ao meu ver a melhoria de migrar para PPPoe para DHCP já foi amplamente
discutida no post.
mas resalto:

* PPPoe
- Mais recurso do BRAS
- precisa de uma rede bem definida L2 para não ficar caindo o pppoe....
- Dependendo do Cenário mais BRAS para prover redudância

* DHCP
- Mais simples, porém necessita de maior gerência
- Ter um Radius que realmente lhe prover a autenticação boa "principalmente
se for dual stack"
- Ver qual forma será a redudância na rede de distribuição, STP,RSTP,
alguma espécie de LACP etc..
- lembrar qual vai ser o CPE usado, se não tem possibilidade de ficar em
bridge e vim um DHCP maluco ai na rede, " prever a proteção dessa situação,
acredito que nada que umas vlans ajude.

mas acredito que tendo a empresa: Provedor/operadora controle total da CPE,
fica legal a utilização de DHCP